art-nouveau1

Art noveau, a arte nova feita pelos artistas, que se iniciou em 1920 e se extendeu até mais ou menos 1930. Formas orgânicas, estilo marcante… e um dos movimentos mais charmosos na minha opinião.Muitas curvas, flores, passáros isso foi a Art Nouveau, inspirada na natureza. Imagem: allposters.com

Uma vez que a história não oferecia um estilo que permitisse exprimir a nova era de modo adequado, a procura de um estilo novo foi buscar o seu modelo à natureza. O art nouveau, foi um estilo estético essencialmente de design e arquitetura que também influenciou o mundo das artes plásticas. Art Nouveau modernizou o design editorial, a tipografia e o design de marcas comerciais; além de se destacar pelo desenvolvimento dos cartazes modernos. Art Nouveau também revolucionou o design de moda, o uso dos tecidos e o mobiliário, assim como o design de vasos e lamparinas Tiffany, artigos de vidro Lalique e estampas Liberty.

Era relacionado com o movimento art & crafts (modelar a totalidade do ambiente quotidiano das pessoas com produtos de qualidade de manufatura artesanal, para que a produção em massa não ganhasse predominância destruindo a estética dos produtos) e que teve grande destaque durante a Belle Epóque, nas últimas décadas do século XIX e primeiras décadas do século XX. Relaciona-se especialmente com a 2ª Revolução Industrial em curso na Europa com a exploração de novos materiais (como o ferro e o vidro, principais elementos dos edifícios que passaram a ser construídos segundo a nova estética). Devido à forte presença do estilo naquele período, este também recebeu o apelido de modern style (do inglês, estilo moderno).

O estilo Art Nouveau é caracterizado pela sua ruptura com as tradições que até então persistiam excessivamente na arte e na arquitetura. Tratou-se de um estilo novo voltado para a originalidade da forma, de modo que era destituído de quaisquer preocupações ideológicas e independente de quaisquer tradições estéticas.

Pretendendo-se como nova arte, o estilo procura ainda rejeitar as formas meramente funcionais envolvidas em todos os objetos decorativos provenientes da produção em massa e adere às formas sinuosas, curvilíneas.

Postado por: Emanuela Tassoniero