Fonte: farm4.static.flickr.com/3513/3933339053_fd345

Fonte: farm4.static.flickr.com/3513/3933339053_fd345

As ondulações lineares inspiradas na flora são substituídas por combinações de formas geométricas. Tal escolha de geometrização deve-se à incidência do cubismo sobre as artes decorativas: movimento pictórico e depois escultural ligado à uma busca análitica e objetiva da forma. Em alguns, o despojamento das superfícies será acompanhado da predileção pelo ângulo reto, pelas cores primárias e pelas formas elementares, círculo retângulo, triângulo. Outro movimento artístico, o futurismo, exaltação da velocidade da máquina, acentua a simplificação das formas e as pesquisas sobre o movimento.

Arte Negra- Ligado ao aparecimento do cubismo, o sucesso das artes africanas suscita o emprego das linhas quebradas, das espirais, das formas totem, do ébano e das lacas escuras.

Motivos de frutos e flores- Embora fortemente estilizados e transpostos ao gosto cubisra, as rosas e os frutos subsistem em grande número, reagrupados em buquês, em guirlandas, em cestos ou reunidos por um pano.

Repuxo de água- Tema favorito, tem ampla participação com as palmas, os leques e as plumas nas composições de estilo”Mil e uma noites”, introduzidas pelos temas e cenários dos balés russos.

Postado por: Emanuela Tassoniero